quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AS LUZES DE CHANUCÁ

A partir do pôr-do-sol de 01 de dezembro começa a Festa de Chanucá.
Chanucá comemora a preservação do espírito de Israel.
Chanucá significa consagração.
Chanucá lembra o episódio ocorrido no mês de Kislev, no ano 164 antes da era comum, quando os gregos entraram no Templo Sagrado e violaram o óleo que lá se encontrava e que seria usado nos serviços religiosos.
Quando os macabeus conseguiram a vitória sobre os invasores foi iniciada a arrumação do templo visando colocá-lo em condições para o culto.
Ao acender a Menorah encontraram um único recipiente de óleo que não havia sido violado.
Apesar de esse óleo ser suficiente apenas para um dia ocorreu o milagre dele durar oito dias, tempo esse que permitiu que o templo pudesse ser re-consagrado e purificado.
Essa é a origem da Festa de Chanucá também chamada de Festa das Luzes (Chag Haurim).

Horário de acendimento das velas em 2010:
Quarta-feira-01/12 – 20:45 hs.
Quinta-feira-02/12 – 20:45 hs.
Sexta-feira-03/12 – 19:00 hs.
Sábado-04/12 – 20:30 hs.
Domingo-05/12 – 19:30 hs.
Segunda-feira-06/12 – 22:00 hs.
Terça-feira-07/12 – 20:45 hs.
Quarta-feira-08/12 – 20:45 hs.
Compartilho com vocês um texto adaptado pelo Kabbalah Group dos ensinamentos do rabino Berg sobre esse evento.
Chag Sameach! (Boa festa!)
Jane M. Ribeiro


Chanukah (Festa das Luzes)
Com a proximidade da festa de Chanukah e as atividades ligadas a esta comemoração, achamos este momento bastante apropriado para esclarecer seu significado tradicional, mas principalmente seu significado espiritual, para que possamos todos comemorar entendendo verdadeiramente o que esse período pode representar em nossas vidas.
Em Chanukah comemoramos dois milagres ocorridos durante o período do Segundo Templo em Jerusalém.
O primeiro milagre foi à vitória de alguns poucos judeus sobre o poderoso exército do Império Grego.
O segundo milagre aconteceu com o óleo usado para manter acesas as velas: a quantidade disponível na ocasião era suficiente para apenas um dia, mas durou por oito dias completos.
Do ponto de vista cabalístico, precisamos primeiro entender que uma festividade é um dia ou um período cósmico, quando um poder específico do Divino foi revelado na Terra, trazendo aquela energia específica correspondente e propiciando as condições para fazer acontecer um determinado resultado.
E a cada ano, nesse mesmo dia ou período, a mesma energia aparece no universo.
Tudo o que precisamos fazer é nos conectar a este mesmo poder positivo para ser bem utilizado em nossas vidas presentes.
No caso de Chanukah, esse dia em particular, e também o mês corrente de Kislev, foram partes do processo da Criação na qual Deus infundiu o cosmos com a energia de realizar milagres.
Nesta mesma época, essa energia aparece novamente para que possamos realizar milagres em nossas vidas, e Chanukah funciona como uma antena para que possamos receber esse poder.
 As meditações cabalísticas funcionam como correntes espirituais.
A Chanukiá (candelabro), as velas e as bênçãos são os cabos que conduzem essa corrente, conectando-nos diretamente com o banco de energia espiritual de nosso universo, cujo nome é Biná – uma Sefirah acima dos nossos cinco sentidos onde a Luz do Criador flui e alimenta nosso universo vivo.
 Ao fazermos essas conexões, não só estaremos beneficiando a nós mesmos em particular, mas estaremos formando uma massa crítica que, com essa consciência, trará benefícios também para toda a humanidade.
                                                                                                      
Adaptação de escritos de Rav P.S.Berg efetuado por Kabbalah Group
 Em 2010 o 1o.dia de Chanuká terá início ao entardecer do dia 01 de dezembro.